4 dicas importantes para bloggers por The eyes of a Mermaid (#2)

sexta-feira, 25 de março de 2016

Olá meus queridos, tudo bem?

Aqui estamos nós para mais um post de uma guest blogger. Desta vez, a convidada é a minha querida Rafaela do The eyes of a Mermaid. A vossa adesão ao post anterior foi óptima, como tal, decidi continuar com esta rubrica que tanto me agrada. É óptimo poder trabalhar em conjunto com outras bloggers fantásticas :)
Não se esqueçam de visitar a nossa Mermaid! Terão todas as suas redes sociais no final do post :)


Olá leitores do Cidade do Pecado! É com grande prazer que hoje estou por estes lados, já que fui uma das bloggers convidadas que irá participar no novo projecto da Daniela, onde ela irá dar a oportunidade de alguns bloggers trazerem aqui ao Cidade do Pecado um tema à escolha de cada um. Para quem não sabe quem sou, há gente que me conhece por Mermaid. A tal de Rafaela do blog The eyes of a Mermaid. Posso-vos dizer que fiquei super feliz por ser uma das sortudas, pois adoro o blog dela (tal como vocês né?), e é interessante poder falar com leitores que não são os meus, pois assim consigo ter um feedback diferente do habitual. Decidi então trazer-vos para o tema de hoje algumas dicas para quem escreve um blog, ou para quem gostava de se começar a aventurar pela blogosfera.


São coisas que quando criei o meu blog não sabia, mas fui aprendendo com a experiência ao longo do tempo. E sem dúvida que são sugestões que acho que fazem toda a diferença quando se pretende manter um blog. Peguem aí num papel e caneta e apontem:


1. Saber o que não queres
Exactamente isto. Seja para quem já tem um blog há algum tempo, ou para quem está agora a começar (ou a pensar começar), isto é o mais importante. Mais importante do que escolher um ou dois temas e rotular o blog com os mesmos, é o facto de saberem pelo que não querem que o vosso blog seja reconhecido. Do género: em vez de fazerem uma lista do que gostavam de falar, façam antes uma do que nunca irão querer falar no vosso blog. 

2. Saber como queres falar 
Não é bem falar, mas sim escrever. Se querem ter uma certa proximidade com os vossos leitores devem optar por uma escrita mais descontraída, enquanto que se querem algo mais profissional devem optar por uma escrita mais cuidada. É óbvio que isto depende muito do vosso target (público-alvo). 


3. Saber para quem queres falar 
No mundo do marketing, este é sempre um ponto fulcral seja em que contexto for. Saberem para que género de pessoas é que os vossos conteúdos se dirigem, é meio caminho andado para que o vosso blog vá parar aos leitores certos. O vosso público pode variar entre faixa etária, sexo, localidade, entre muitas outras coisas. 


4. Saber como divulgar e interagir 
Além das redes sociais (Facebook, Instagram, Google +, etc.), que a meu ver são essenciais para a divulgação do vosso trabalho, é importante por vezes apostar em formas mais complexas de conseguir chegar a mais pessoas e/ou interagir mais com os leitores. No meu caso, costumo agendar várias publicações na página de Facebook, e isso costuma fazer com que haja bastante interação. Outra boa opção é de vez em quando colocar um pequeno questionário no próprio blog, à cerca de qualquer assunto que gostem. Tenho visto também algumas bloggers a enviar newsletters, o que sinceramente ainda não sei o quão bem resulta. 

E bem, estas são as minhas dicas para vocês. Espero que tenha sido um post útil, e que possa de alguma forma ajudar-vos. Obrigada por terem tirado 5min para lerem isto, e obrigada a Daniela pela confiança e simpatia! Deixo-vos aqui em baixo o link para o blog e das redes sociais que utilizo: 

Instagram: @theeyesofamermaid

Beijinho,
The Mermaid e Cidade do Pecado

34 comentários:

  1. Este género de posts é sempre útil. Aprende-se sempre um pouco com a experiência dos outros.
    Os primeiros três pontos são sem dúvida importantes para quando se começa um blog, ou mesmo para quem já os tenha, como tu bem disseste.

    ResponderEliminar
  2. Excelentes dicas! Muito bom! :)
    Beijinhos
    http://baudavaidade9.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. adoro este tipo de posts, resultam num brainstormin excelente quando vou trabalhar no blog :D
    beijinhos, jess
    girlygirlsthinkpink.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Este post não podia ter vindo em melhor altura, comecei á pouco tempo uma nova jornada aqui na blogosfera, e estas dicas são ouro!
    Beijinhos!

    http://eyara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito! como comecei o meu blog há pouco tempo também retirei algo daqu!
    beijinhos
    beautyspot.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Foi sem dúvida um post ótimo e esclarecedor. Essa do fazer uma lista do que não queremos falar no blog é muito boa e que eu desconhecia! Claro que com o tempo fui fazendo essa lista mentalmente :P Mas para quem está a começar acho que vai ser mais prático do que a lista dos temas que querem falar!

    Beijinhos! http://wherebelong.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adorei esta publicação e principalmente adorei as dicas <3
    É pena que tenho pouco tempo para interagir mais com os leitores e para a divulgação do meu blog.

    ~ Carla'C

    Coisinhas da Carla'C | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  8. Adorei as dicas da Rafaela, é sempre óptimo termos estas coisas em conta quando estamos a começar :)
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
  9. Adorei as dicas... Super pertinentes.

    Passa pelo meu blog e deixa as tuas perguntas:
    http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2016/03/q-2-facam-as-vossas-perguntas.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Sou nova nisto e comecei o meu blog a pouco tempo.
    Beijos :)
    Avonblogmonica.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Excelente, gostei :)

    http://cruzetafeminina.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. óptimo post! :D
    xx, http://neverforgottenmercury.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Bom post! As três primeiras dicas, principalmente, são bastante pertinentes!

    Beijinhos!

    Carolina
    [en] joy. by C. | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito das dicas!
    http://permitasesonharblog.blogspot.com.uy/

    ResponderEliminar
  15. Adorei, são excelentes dicas mesmo ...como tu dizes : para quem é e para quem quer ser!!
    Excelente post!
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Dicas muito muito boas! :)
    http://mariacarolinaworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Olá,
    Nomeei-te para uma Tag sobre Maquilhagem. Espero que gostes :) Tens toda a informação no meu blog.
    http://girlbeautyfashion.blogspot.pt/2016/03/make-up-tag.html

    ResponderEliminar
  18. Gostei muito das dicas que são sem dúvida muito importantes. Para além disso adoro o blog da Rafaela :)

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Adoro o blog da Rafaela! E adorei as dicas claro, acho que são mesmo muito úteis! :)

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. São dicas excelentes! Sempre a ter em conta o que queremos para o blog pois é ele que transmite a nossa imagem para o resto do mundo. Tal como temos cuidado connosco antes de sairmos de casa, o mesmo devemos de ter com o blog: desde o design ao conteúdo partilhado, à qualidade das fotos e ao modo como se escreve.

    Top, Rafaela!

    Love, Marie Roget

    ResponderEliminar
  21. Dicas muito boas, claras, directas e sucintas! Parabéns

    Beijinhos,
    Joana*

    ResponderEliminar
  22. Gosto imenso desta ideia de post! E adorei as dicas da Rafaela :)

    Beijinho,
    goldentouch-byandreiaguerreiro.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Sempre a aprender, foi bastante útil. Adorei!
    Beijinhos ♥

    http://infashion-wings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. por acaso isso é bastante útil :)

    ResponderEliminar
  25. Gostei muito! É sempre bom ler este tipo de dicas :)
    Kisses,
    Messy Hair, Don't Care

    ResponderEliminar
  26. O conceito desta rubrica é super interessante, até porque gosto de conhecer novos blogs, e neste caso as dicas que foram dadas são muito úteis :)
    Beijinho

    http://fashionunderconstruction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. Gostei imenso, acho a primeira dica muito importante mesmo! Adorei :D
    beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  28. Adorei o primeiro ponto! É mesmo essencial definir coo não queremos que o nosso blog seja rotulado, se não corremos o risco de nos cansarmos dele facilmente.
    xx, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
  29. Ótimas dicas, dá sempre imenso jeito :)
    - Muito obrigada pelo teu comentário no meu blog ❤
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar

Fico muito feliz por te ver aqui! Partilha comigo a tua opinião para me ajudares a crescer e melhorar. Muito obrigada ♥
I'm so happy to see you here! Please share with me your opinion, it will help me to grow and improve. Thank you so much ♥